Contagem regressiva para implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

24 de setembro de 2020

Órgão regulador de medicamentos dos EUA faz advertência a 17 sites que vendem opioides sem receita

O órgão norte-americano FDA (Food and Drug Administration) emitiu uma carta de advertência a 17 farmácias online que afirmam estar fornecendo medicamentos opioides como tramadol e oxicodona sem receita.

Em nota, o FDA diz que a repressão é parte de um esforço mais amplo para combater a crise dos opioides nos Estados Unidos, que resultou em mais de 67.000 mortes relacionadas à overdose em 2018, de acordo com dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

É preocupante que uma proporção considerável dessas mortes tenham sido causada por falsificações contendo fentanil e outros opioides sintéticos, que são muito mais perigosos do que as drogas que eles imitam. Opioides falsificados também foram associados à morte de figuras públicas proeminentes, incluindo Prince, Tom Petty e Mac Miller nos últimos anos.

“O vício e o abuso de opioides criaram uma imensa crise de saúde pública, e o número de mortes é impressionante”, diz a agência nas cartas de advertência. Donald Ashley, diretor do Escritório de Conformidade do Centro para Avaliação e Pesquisa de Medicamentos da FDA, comentou: “Aqueles que vendem ilegalmente opioides online colocam os consumidores em risco e minam os avanços significativos que fizemos para combater a crise dos opioides.”

As empresas notificadas que não desistirem de vender versões potencialmente perigosas, não aprovadas e com marcas incorretas dos medicamentos podem estar sujeitas a medidas coercitivas, incluindo apreensão do produto pelo FDA.

Fonte: SecuringIndustry

Fale conosco

Mensagem