22 de novembro de 2017

As diferenças entre os códigos DataMatrix e QR

Os códigos de barras 2D bidimensional fazem parte do cotidiano de milhares de pessoas, com a capacidade de armazenar uma grande quantidade de dados em um pequeno espaço, esses códigos são a evolução do código de barras 1D linear.

A partir disso, muitas pessoas confundem os modelos de códigos de barras 2D bidimensional, principalmente em situações que o DataMatrix é confundido com o já conhecido QR Code.


​Listamos algumas características específicas do código Data Matrix e o QR Code:

– DataMatrix pode ser lido mesmo com 30% do código danificado

Caso o código DataMatrix seja violado em até 30%, o mesmo continua sendo legível e não perde nenhuma informação contida nele.

– DataMatrix utiliza menos espaço para compactar dados:

O código DataMatrix é uma simbologia bidimensional, que permite a codificação de grande quantidade de informações em micro espaços. Dessa forma, o DataMatrix torna-se ideal para peças, equipamentos, componentes e caixas pequenas.

– QR Code pode armazenar grande quantidade de informação:
O código QR pode armazenar até 7089 caractéries numéricos e 4296 alfannuméricos, maior capacidade entre códigos de barras 2D bidimensional.

– QR Code é capaz de codificar e-mail, URL, contatos telefônicos, entre outros:
O QR Code tem como diferencial a capacidade de codificar dados de e-mail, URL, entre outros. Dessa forma, é possível inserir o código em diferentes veículos de mídia para divulgar informações de contato.

 

A R&B já utiliza o código DataMatrix em seus processos de rastreabilidade, para conhecer as soluções oferecidas por nós clique aqui.

Fale conosco