Contagem regressiva para implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

31 de janeiro de 2018

Quais os melhores procedimentos na hora de tomar remédios?

A Indústria Farmacêutica é uma das maiores do País em termos de produção. Mas as pessoas ainda enfrentam dúvidas ao adquirir e ingerir os remédios.

O ato de tomar remédios deve ser controlado e supervisionado por especialistas. Não à toa a auto medicação é contra indicada na maioria dos casos. No Brasil, a indústria farmacêutica protagoniza questões curiosas.

De acordo com pesquisa da Sanofi, os brasileiros parecem não se importar tanto com a falsificação de medicamentos. No entanto, o último ano apresentou uma série de avanços no que se refere ao controle de medicamentos, com os primeiros passos para a implantação do SNCM e de mecanismos de rastreabilidade.

Contradizendo até mesmo a pesquisa da Sanofi,a Anvisa trabalhou no último ano para acelerar a certificação de medicamentos. Ainda assim, a população segue a parte das decisões e negociações do setor farmacêutico. Até por isso, preocupada com o nível de informação do público, a Revista Saúde fez um guia interessante.

Lá estão expressas questões como os prejuízos de misturar bebidas alcóolicas com medicações; a importância de seguir uma rotina exata para tomar os remédios e até mesmo as formas mais adequadas para ingerir cápsulas ou comprimidos.

Por exemplo, sabia que a água é o líquido mais indicado para ingerir os remédios, sejam cápsulas ou comprimidos? Algumas substâncias podem perder o efeito na presença de substâncias mais ácidas como suco de frutas. A propósito, nunca abra as cápsulas! Tome-as por inteiro para que a substância em pó não entre em contato diretamente com a parede gástrica.

É sempre aconselhável manter atenção às instruções da bula e seguir as recomendações de um especialista.

Fale conosco

Mensagem