Contagem regressiva para implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

23 de Março de 2018

Os possíveis usos do blockchain no setor de saúde

A tecnologia do blockchain vem se propagando com certa velocidade, sobretudo, por oferecer novas soluções a antigos problemas.

Segurança dos dados e monitoramento dos produtos, essas questões podem ser resolvidas a partir da tecnologia criptografada e codificada que envolve o blockchain. Esse sistema que já está por trás de soluções de sucesso, como a moeda virtual bitcoin,  pode trazer inúmeros benefícios quando aplicado à saúde.

Enquanto tecnologia segura e facilmente distribuída, esse sistema pode revolucionar. A interação entre as partes da cadeia de suprimento, bem como a operação dos dados, pode ser facilitada a partir de um sistema codificado.

O papel do blockchain na saúde

A tecnologia do blockchain permite maior segurança nas transações e elimina o papel do intermediário. Assim, não há necessidade de validar informações.

Quando aplicado à saúde, pode assegurar a privacidade na transmissão de dados. Alguns profissionais da área e hospitais já usam o sistema para compartilhar dados.

O uso em pesquisas científicas também é cogitado. Uma vez que ao aderir ao sistema a indústria farmacêutica garante a segurança e a integração das informações, a confiabilidade na transmissão dos conteúdos é garantida.

No final de maio, a cidade de São Paulo vai receber o maior evento sobre o tema que o País já viu. O Blockspot promete discutir tendências e testes realizados com a tecnologia em diferentes áreas do conhecimento.

O plano de integrar o sistema de saúde

Aliado à aplicação do blockchain, o plano das principais entidades responsáveis pelo setor de saúde é agir em cooperação para colocar em prática novas ideias.

A ideia é estimular o compartilhamento de informações para facilitar o rastreamento de medicamentos e outros produtos farmacêuticos.

Fique por dentro de todas as novidades sobre o sistema unificado de controle de medicamentos acessando o nosso blog.

Fale conosco

Mensagem