Contagem regressiva para implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

3 de Abril de 2018

Operação apreende 10 mil embalagens falsas de medicamentos

Uma investigação recente da Polícia Civil de Campinas (SP), cidade do interior do Estado, apreendeu 10 mil embalagens falsas de medicamentos. O esquema foi revelado no início do mês de março.

A ocorrência registrada no 5º Distrito Policial revela que os materiais eram impressos em duas gráficas. Entre os itens irregulares estão embalagens de genéricos e medicamentos para uso veterinário.

Não foram revelados ainda o nome dos remédios, nem o destino das embalagens falsificadas de medicamentos. Os produtos foram encontrados no bairro da Vila Georgina, em Campinas (SP).

O flagrante foi realizado durante outra operação particular da Polícia Civil que investigava a presença de refinarias de drogas na cidade. As matrizes de impressão utilizadas pela quadrilha também foram apreendidas.

De acordo com reportagem da EPTV, de Campinas, uma pessoa envolvida no esquema foi detida e liberada após alegar que desconhecia que era proibido fazer a impressão de embalagens de remédios.

“Entramos em contato com a diretoria do laboratório responsável pela produção e obtivemos certeza de que não apenas a tratativa era irregular, como também em Campinas não existem gráficas autorizadas a produzir esse tipo de embalagem”, disse o delegado Sandro Jonasson.

Um a cada dez medicamentos no mundo é vítima de falsificação, diz OMS
Um levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e divulgado aqui no blog, mostrou que cerca de 15% das negociações do mercado farmacêutico envolvem medicamentos falsos.

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, os lucros nos esquemas de falsificação podem chegar a US$ 200 bilhões. A tese defendida é que, em muitos casos, a falsificação pode ser mais lucrativa que o próprio tráfico de drogas.

No Brasil, a Anvisa vem tomando providências contra a falsificação. A fase experimental do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) já tem definidos os seus participantes.

Esse período de implantação pode caracterizar um grande marco para a rastreabilidade no País.

Fale conosco

Mensagem