22 de dezembro de 2017

O papel da Indústria 4.0 na rastreabilidade

Com os avanços proporcionados pela Indústria 4.0, os sistemas de rastreabilidade podem desfrutar de ampla integração de dados

O advento da Indústria 4.0 – ou 4ª Revolução Industrial, como muitos a chamam – vem modificando a forma como nos relacionamos com as pessoas, o mundo e os objetos à nossa volta. Isso é um fato.

A construção de um sistema de informações integrado atingiu elevados patamares, trazendo inúmeros benefícios não só a setores como serialização e armazenamento, mas à cadeia de rastreabilidade em geral. A conectividade da Indústria 4.0 garante um sistema de rastreabilidade completamente integrado, desde o nível produtivo até a esfera administrativa.

Além de implicar na formação de modelos de negócio inovadores, as possibilidades oferecidas pela tecnologia aplicada à indústria trazem novas noções sobre segurança, privacidade e compartilhamento de dados.

Fora a automação e a conectividade, a Indústria 4.0 se baseia em outros pressupostos. Também são pilares desse sistema a Computação em Nuvem; o armazenamento e análise com Big Data; a flexibilidade; a segurança e as ferramentas de IoT (Internet das Coisas).

Todos esses recursos são responsáveis por estruturar a captura de informações (provenientes de RFID ou qualquer outro codificador ou maquinário), chegando ao processamento em nuvem e o armazenamento e compartilhamento de informações através do banco de dados.

A automação e a flexibilidade dos processos garantem uma cadeia de produção muito mais fechada e produtiva, uma vez que todos os setores se comunicam de forma integrada e ágil. A consolidação de um Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM) também passa por esse momento de otimização das estruturas.

A R&B Rastreabilidade Brasil dispõe de uma estrutura de trabalho completamente atualizada com relação às tecnologias e que integra todas as fases do sistema de rastreabilidade. Fique por dentro de nossas soluções!

Fale conosco