Contagem regressiva para implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

23 de Abril de 2018

Medicamentos falsos são suspensos pela Anvisa

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu 11 lotes do medicamento Sutent, do laboratório Pfizer, utilizado para o tratamento de tumores gastrintestinais. Os medicamentos falsos tiveram comercialização e distribuição paralisadas.

O Sutent com  50mg, em embalagens com 28 cápsulas, teve a fraude detectada pelo próprio fabricante.

Contudo, a empresa Pfizer admitiu, em nota oficial, desconhecer a existência dos lotes apreendidos pela Anvisa.

Medicamentos falsos: como se prevenir?

Ainda no primeiro trimestre de 2018, a Anvisa deve iniciar a fase experimental do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM).

A Agência, inclusive, já definiu quais empresas vão participar desta primeira fase do sistema que promete implantar a rastreabilidade no País.

O programa visa o combate aos medicamentos falsos ou de qualidade duvidosa dentro do mercado farmacêutico. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada dez medicamentos disponíveis é falso.

Noções de rastreamento e rastreabilidade já estão presentes em lei desde 2009. Mas foi graças a uma atualização, realizada em 2016, que todo o sistema de controle do SNCM poderá ser implantado.

Especialistas do setor apontam o planejamento como um dos maiores desafios para a implantação da rastreabilidade.

Um dos primeiros passos para traçar um plano vinculado ao controle e monitoramento de medicamentos é identificar a base de rastreabilidade, a serialização e a movimentação do produto.

Além da implantação, a readequação aos processos também é uma tarefa desafiadora. Isso pode gerar perdas produtivas até que os funcionários estejam adaptados à nova realidade.

Rastreabilidade e segurança dos dados

Quando se fala em rastreabilidade, uma questão recorrente é a segurança das informações e dos dados compartilhados entre a cadeia de acontecimentos.

A digitalização dos negócios traz a tona a necessidade de arquitetar novos processos voltados aos armazenamento de dados. A segurança dos dados durante a transformação digital é uma necessidade evidente para o sucesso de qualquer processo.

Fique por dentro de notícias relacionadas à rastreabilidade no blog.

Fale conosco

Mensagem