Contagem regressiva para implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

14 de novembro de 2017

Formulário de homeopatia é atualizado em incentivo à expansão da terapia

Terapia homeopática está em crescimento no setor da saúde. E, agora, regularizada pela Anvisa para ser aplicada

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, no mês de outubro, um suplemento ao Formulário Homeopático da Farmacopeia Brasileira 1ª Edição . Nele, estão descritas de forma detalhada uma série de compostos medicinais relacionados a homeopatia.

Agora regularizado pela Anvisa, é possível que o Formulário Homeopático seja colocado em prática em farmácias de manipulação e laboratórios farmacêuticos industriais. Por meio de ensaios específicos, o suplemento de informações no formulário pontua requisitos de qualidade para produtos farmacêuticos homeopáticos.

No geral, 171 das 245 monografias totais presentes no documento falam sobre temas como insumos farmacêuticos, radiofármacos, plantas medicinais, produtos biológicos, entre outros. Este suplemento é importante pois tornou a Farmacopeia Brasileira a primeira a possuir monografias distintas para heparinas bovinas e suínas.

Toda a série de ensaios foi resultado de um trabalho árduo, executado pelo Comitê Técnico Temático de Homeopatia da Farmacopeia Brasileira e também envolveu outros colaboradores. Toda a obra executada em conjunto tem por objetivo incentivar a melhoria do acesso ao tratamento terapêutico homeopático à população.

Uma outra alternativa ao tratamento alopata, os medicamentos fitoterápicos também apresentaram um crescimento recente . Segundo dados do Ministério da Saúde, o segmento cresceu 161% entre 2013 e 2015.

Será que a terapia homeopática pode esperar um crescimento a altura?

Fale conosco

Mensagem