Contagem regressiva para implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

23 de Janeiro de 2018

Farmacêuticas brasileiras buscam formas de expandir negócios

De acordo com estudo do Boston Consulting Group (BCG), o mercado farmacêutico brasileiro segue em ascensão apesar da crise econômica

As velhas fórmulas já não fazem o sucesso de sempre. Para continuar expandindo os negócios no mercado, as empresas devem buscar novas formas de interação. Essa foi a conclusão de um grupo de pesquisadores do Boston Consulting Group (BCG), responsáveis por desenvolver uma análise do cenário no qual estão inseridas as farmacêuticas brasileiras.

Produzido a partir das movimentações no setor farmacêutico nacional, e intitulado “Futuro dos Laboratórios Farmacêuticos no Brasil”, o estudo constatou a necessidade de mudar o apelo para expandir os negócios, buscando cada vez mais caminhos alternativos e inovadores para solucionar velhos problemas.

De acordo com a pesquisa, existem pelo menos sete maneiras de as empresas garantirem a expansão. Lógicas como a produção de biossimilares, por exemplo, já são postas em prática por grandes da indústria farmacêutica tendo em vista a dificuldade da importação com multinacionais.

A inovação incremental também aparece no cardápio de escolhas das grandes empresas, de acordo com o que defende o estudo. Já é claro que a tecnologia e a rastreabilidade têm grande impacto sobre o controle de operações.  

Encabeçar um movimento de consolidação de toda a indústria, por exemplo, é outro apontamento que o BCG indica como tendência. No último ano, por exemplo, farmacêuticas promoveram uma aliança para fabricar um medicamento com preço alternativo para diabetes.

Fale conosco

Mensagem