11 de janeiro de 2018

Cresce a assistência médica através das plataformas digitais

Os sistemas de controle automatizados já estão se consolidando como tendência para os próximos anos graças à ascensão digital

A popularização das tecnologias aumentou a presença das plataformas digitais em diversos segmentos da nossa vida. Um deles é assistência médica, que agora se aproveitando das inovações tecnológicas, pode ser feita com ainda mais rigor em relação ao paciente.

Nos Estados Unidos, a telefarmácia é um dos serviços que têm crescido entre a população de alguns locais mais isolados, como o estado de Iowa. O sistema de assistência médica telefônica permite a um atendimento mais escalável já que o profissional pode atender aos chamados remotamente para tirar dúvidas sobre a aplicação dos medicamentos, por exemplo.

Já no Brasil, plataformas e aplicativos para dispositivos móveis já dispõem de assistência médica no que diz respeito à consulta de bulas, identificação da validade dos medicamentos, e alertas sobre a ingestão das doses durante o tratamento.

Interessada em prover um maior controle ao paciente, a R&B – Rastreabilidade Brasil desenvolveu o MED iD, plataforma que vai aprimorar a checagem do seu medicamento com base em uma estrutura de codificação e armazenamento de dados prática.

O MED iD permite ao paciente identificar e garantir a origem do medicamento. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 19% dos medicamentos consumidos no Brasil são falsificados. Uma pesquisa realizada em 2016, no entanto, mostrou que essa não é uma das maiores preocupações dos brasileiros.

Ainda que os dados da pesquisa acima não colaborem, ter a certeza da procedência do medicamento é fundamental para prosseguir com o tratamento de maneira adequada. Conheça as soluções.

Fale conosco