Contagem regressiva para implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

25 de agosto de 2017

Cidade com melhor saúde no Brasil foi eleita com menos de 50% dos pontos possíveis

O município de Vitória, no estado do Espírito Santo, foi eleito detentor da melhor estratégia de saúde no Brasil, somando 4,099 de 9 pontos possíveis, de acordo com ranking.

Um ranking recentemente montado pela consultoria Urban Systems destacou 50 municípios brasileiros com as melhores estratégias de inteligência em saúde. Embora com resultado modesto, a cidade de Vitória (ES) foi eleita a melhor em estratégia de saúde, com 4,099 pontos.
O índice não soma nem metade do total de pontos do ranking, o que evidencia as deficiências ainda presentes no sistema de saúde nacional. Ainda assim, Vitória (ES) contrasta com a média nacional, por exemplo, no que diz respeito ao número de especialistas. Enquanto no país há um profissional para cada mil habitantes, em média; no município capixaba há nove médicos para cada mil habitantes.
Por meio de um software inteligente de gestão, a Prefeitura de Vitória (ES) vem interligando a base de dados de todos os hospitais, postos de saúde, farmácia e laboratórios da cidade. A plataforma permite que todas as informações do paciente sejam consultadas através de uma única plataforma.
No top 10 do ranking das cidades com melhor saúde do País, ainda estão cidades como Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Palmas (TO) e São Caetano do Sul (SP). A metrópole São Paulo (SP), parte do principal eixo sócio econômico do País, só aparece na 14ª posição, com 3,532 pontos somados.
Para formar a seleção, a consultoria levou em conta nove critérios: leitos por habitantes; leitos de internação; médicos por habitantes; cobertura populacional da equipe de saúde da família; número de concluintes no setor de saúde; despesa municipal com o setor; ciclovias; atendimento urbano de esgoto e cobertura do serviço de coleta de resíduos.

Fale conosco

Mensagem