13 de setembro de 2017

Avanços da tecnologia na saúde oferecem maior controle aos pacientes

As inovações tecnológicas afetaram a forma com que os seres humanos se relacionam e também enxergam o mundo.

Revolução tecnológica no campo da saúde impactou áreas como comunicação, tratamento, pesquisa e coleta de informações, além de oferecer novas ferramentas.

O fato de lidar com a realidade através de plataformas multifuncionais exigiu novas habilidades e representou uma série de conquistas. Uma delas foi uma maior autonomia dos pacientes.

De acordo com um infográfico produzido pela consultoria AKW Medical, em 2014, cerca de 72% dos usuários da internet admitiram conferir informações online relacionadas a algum medicamento ou tratamento. A taxa é um pouco menor entre os usuários de smartphone – 52%.

Ainda segundo o levantamento, 60 milhões de pessoas usam as mídias sociais tratando de assuntos relacionados ao campo da saúde. Em meio a um cenário recheado de novidades, foi constatado, à época, que 9 mil aplicativos atrelados à saúde estavam disponíveis para download nos celulares.

Atalhos da tecnologia modificam relação entre médico e paciente

Ao facilitar o acesso às pesquisas e informações disponíveis no campo da saúde, o advento das novas tecnologias modificou por completo a relação entre médico e paciente. Atualmente, o tratamento é ainda mais horizontal.

Os pacientes têm a condição de pesquisar, sem intermediários, sobre problemas e tratamentos médicos no campo da saúde. Além disso, ainda é possível se comunicar ou encontrar outros profissionais do ramo, antes mesmo da ida a um consultório.

Para os médicos, o cenário acrescentou a possibilidade do acesso irrestrito a pesquisas e estudos no campo da saúde, além da possibilidade de estabelecer contato com mais de um paciente ao mesmo tempo, ampliando a rede de contatos e potenciais atendimentos.

A revolução tecnológica na medicina e na saúde traz novas máquinas, tratamentos e produtos. Também encoraja os pacientes a terem o domínio de mais informações e o controle de sua própria saúde. Em termos de tratamento, a tecnologia impacta positivamente os diagnósticos, modificando o processo dos exames e evitando muitos procedimentos cirúrgicos.

Tecnologia traz impactos positivos ao setor de rastreabilidade

Aliada a tantas atividades no campo da saúde está a rastreabilidade. Os mecanismos de um sistema de rastreabilidade garantem a autenticidade dos medicamentos, por exemplo, do ponto de origem até o distribuidor final.

Novas tecnologias de codificação agilizam o processo de serialização, responsável por identificar cada parte envolvida na cadeia de suprimentos, garantindo que nenhum produto seja desviado ou extraviado de seu destino final.

Para conhecer outras soluções vinculadas a rastreabilidade no campo da saúde, acesse o nosso site.

Fale conosco