Contagem regressiva para implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

28 de agosto de 2017

Anvisa coordenará comitê para acompanhar testes no controle de medicamentos

Fase experimental, com duração de um ano, contará com reuniões do comitê a cada três meses para avaliar implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM)

No fim do mês de julho, uma publicação no Diário Oficial da União estabeleceu o Comitê de Acompanhamento da Implantação da Fase Experimental do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos (SNCM).

Formado por diversas associações, e sob tutela da Anvisa, o Comitê vai avaliar o processo de implantação do sistema de controle de medicamentos. A fase de testes, que sucede a etapa de regulação, também inclui a conclusão da estruturação do sistema e outras avaliações.

Com a missão de convocar entidades e especialistas ligados ao tema para discutir a implantação do SNCM, o Comitê terá reuniões trimestrais durante um ano. Confira no Portal da Anvisa as entidades que farão parte do Comitê.

Apoiada pelo Ministério da Saúde, Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico, e pela Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais, entre outras, a Anvisa deverá encontrar suporte para a implantação e execução do sistema.

Ainda em maio, logo após a aprovação da nova regulamentação acerca da rastreabilidade, o presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, admitiu que, na outra regra referente aos medicamentos, o controle era atribuído ou ao produtor ou ao distribuidor do produto. A partir de agora, tudo ficará centralizado.

Fale conosco

Mensagem