Contagem regressiva para implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

28 de janeiro de 2021

Tecnologia RFID traz benefícios no combate a pandemia

O cenário da pandemia e descobertas da vacina trazem à tona a necessidade de termos uma cadeia logística eficiente e produtos com garantia de origem. A tecnologia RFID traz diversos benefícios a população, entenda mais lendo um trecho da publicação do site SupplyChainDive.

Microchips incorporados em etiquetas RFID podem rastrear e autenticar vacinas, kits de testes, equipamentos médicos e de proteção desde a fabricação até as clínicas. A tecnologia tem aplicações generalizadas em cadeias de suprimentos médicos e sua capacidade de rastrear e transferir dados em tempo real ajudam no cenário da pandemia de coronavírus. Confira três benefícios abaixo:

1. RFID autentica kits de teste

Empresas estão verificando e autenticando kits de teste do COVID-19 utilizando tags RFID de comunicação próxima (NFC). Os dados alimentam uma plataforma de identidade digital que se integra ao aplicativo de cadeia de suprimentos baseado em blockchain. As etiquetas permitem que os kits de teste sejam autenticados, conforme aprovado pela Food and Drug Administration (FDA). A plataforma também fornece resultados de teste, os quais os médicos podem acessar para terem maior visibilidade.

2. Visibilidade em tempo real para plasma e vacinas

Várias empresas estão usando a tecnologia RFID para rastrear plasma, alguns dos quais são usados ​​no tratamento de pacientes com COVID-19. Este plasma é coletado de pacientes em recuperação da doença, para fornecer anticorpos aos pacientes que lutam contra a doença. A tecnologia oferece visibilidade em tempo real da coleta à distribuição.

3. Monitoramento hospitalar

O RFID também pode ser utilizado de outras maneiras dentro de hospitais. O hábito de lavar as mãos é sempre uma diretiva importante na área da saúde, mas durante uma pandemia, é ainda mais importante. Um leitor RFID em uma estação de lavagem de mãos pode ler um crachá ou etiqueta no uniforme de um profissional de saúde. A administração pode usar as informações para rastrear quando e com que frequência a pessoa está lavando as mãos.

 

A R&B possui soluções que utilizam a tecnologia RFID, contate nossos especialistas e entenda melhor como aderir para sua empresa: contato@rastreabilidadebrasil.com.br.

Fale conosco

Mensagem