Contagem regressiva para implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

9 de abril de 2021

OMS adverte sobre vacina BioNTech falsificada encontrada na América

As vacinas da Pfizer e BioNTech para o COVID-19, encontradas no México no mês passado, foram confirmadas como falsificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em alerta, a OMS comentou que a vacina falsificada BNT162b2 COVID-19 ainda pode estar em circulação nas Américas. Vale ressaltar que as vacinas – que foram fornecidas e administradas a pacientes fora dos programas de vacinação autorizados – estão sendo testadas em laboratório para verificar o que contêm.

De acordo com a agência, a Pfizer e a BioNTech confirmaram que não fabricaram o produto, que o número do lote e as datas de validade são falsificados e os frascos e rótulos de vidro são diferentes dos frascos BNT162b2 genuínos.

“As vacinas COVID-19 falsificadas representam um sério risco para a saúde pública global e representam um fardo adicional para as populações e sistemas de saúde vulneráveis”, disse a OMS em seu alerta. “É importante identificá-las e removê-las de circulação”, completou.

A agência também informou que todos os produtos médicos devem ser obtidos de fornecedores autorizados / licenciados, e a autenticidade e condição física dos produtos devem ser cuidadosamente verificadas.

Fonte: SecuringIndustry

Fale conosco

Mensagem