Contagem regressiva para implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

2 de maio de 2017

Substância usada para emagrecimento tem lote apreendido pela Anvisa

Um registro no Diário Oficial da União, no início do mês de abril, confirmou um fato: o medicamento Biomag 15mg (cloridrato de sibutramina) foi apreendido por falsificação, o que acarretou, automaticamente, na apreensão e inutilização de todas as unidades deste lote.

A sibutramina, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é um dos remédios mais usados para o emagrecimento no Brasil. Lançado em 1998, ele age no cérebro despertando uma sensação de saciedade, ao estimular a ação de neurotransmissores como a serotonina e a adrenalina.

Essa liberação, por sua vez, acelera o metabolismo e impede o acúmulo de gorduras. Entre os efeitos colaterais, porém, estão listados a ansiedade, a impaciência e a insônia.

Através de seu site oficial, a Anvisa comunicou que a Aché Laborátorios Farmacêuticos S.A, que detém o registro do produto, não reconheceu o lote detectado no mercado, o que caracteriza a falsificação – uma cópia ilegal do produto pode ter sido feita sem o consentimento do laboratório.

Fale conosco

Mensagem