Contagem regressiva para implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

28 de fevereiro de 2019

Raia Drogasil compra Drogaria Onofre

Na última terça-feira, 26 de fevereiro, o grupo RD (Raia Drogasil) anunciou a compra de 100% do capital social da Drogaria Onofre, controlada pela CVS Health. Fontes ligadas ao mercado afirmam que as negociações começaram em dezembro. Com a aquisição, a Raia Drogasil mira o mercado de vendas online, que representa grande parte do faturamento da Onofre.

O fechamento e a implementação da transação, assim como o processo de integração das operações, deve ocorrer após a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Enquanto isso a Onofre continuará atuando de forma independente, sob o controle da CVS.

Fundada pela família Arede em 1934, no Rio de Janeiro, a Onofre conta com 50 unidades (47 em São Paulo, 2 no Rio de Janeiro e 1 em Belo Horizonte). A compra pela CVS ocorreu há seis anos, num valor de R$ 700 milhões. A Raia Drogasil, maior rede de farmácias do Brasil, segundo o ranking da Abrafarma, possui 1.849 lojas em 22 estados. Em 2018 o grupo inaugurou 240 novas unidades, apresentando uma receita bruta de R$ 15,5 bilhões.

Além do foco no e-commerce, a RD também busca meios de alcançar a classe C. Em um comunicado a investidores enviado no fim de 2018, o grupo ressaltou o desafio da concorrência com as farmácias de bairro, localizadas em regiões de baixa renda. A união dessas unidades com as redes associativistas permite maior poder de barganha na negociação com fornecedores, o que se tornou um problema para a gigante do setor.

Fonte: PanoramaFarmacêutico

Fale conosco

Mensagem