20 de maio de 2021

Mais de 60% dos consumidores compram medicamentos genéricos

Pesquisa sobre o Comportamento do Consumidor em Farmácias no Brasil, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC) em parceria com a Unicamp, revela que 62,6% compraram pelo menos um genérico dentre os produtos adquiridos e desses 25% compraram apenas genéricos.

O levantamento foi realizado com 4 mil consumidores de farmácias em todo o país e apontou que, entre os entrevistados, o gasto médio de compra foi de R$ 54,01.

Já em relação aos produtos de marcas, ele fez parte das compras de 63,9% dos consumidores e 24,4% compraram apenas esses produtos. Já os não medicamentos participaram de 23,4% das cestas de compras e apenas 4,6% compraram apenas essa categoria.

Observa-se nesse ponto um aspecto interessante desse mercado, que é a consolidação dos genéricos, porém ainda se tem uma força contínua dos medicamentos de marca.

Motivação é preço

Dentre os motivos do destaque desses medicamentos, com certeza está o preço. Na mesma pesquisa os consumidores ao serem questionados sobre quais os critérios de escolha de uma farmácia, ficou bem claro que o bolso e a comodidade são fatores primordiais na decisão, deixando vários outros de lado.

Dos entrevistados: 75,4% afirmaram escolher os estabelecimentos pelos preços e 14,9% apontaram a localização como fator importante para a escolha. Além desses fatores, foram considerados também: o estoque (5,1%), possuir atendimento da Farmácia Popular (2,4%), a facilidade de estacionar (0,9%) e o bom atendimento (1,1%).

Fonte: Panorama Farmacêutico

Fale conosco

Mensagem