Contagem regressiva para implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

29 de maio de 2020

R&B Saúde: HC e USP customizam plataforma para monitorar a COVID-19

Com o intuito de subsidiar tomada de decisões mais assertivas relacionadas à pandemia da COVID-19 no Estado de São Paulo, o braço de inovação tecnológica do Hospital das Clínicas (InovaHC) e o Instituto de Tecnologia de Software (ITS) customizaram uma plataforma de gestão de documentos fiscais eletrônicos para receber, processar e gerar relatórios de inteligência a partir dos resultados dos testes da COVID-19 realizados pelos locais autorizados.

A ideia de concentrar os dados surgiu da R&B Rastreabilidade Brasil. Para viabilizar a solidificação dos resultados, a empresa criou o aplicativo “R&B Saúde” que vai funcionar integrado a um processo de serialização e rastreabilidade dos kits de testes rápidos e laboratoriais de ponta a ponta – do fabricante ou importador dos testes e laboratórios até a pessoa que vai fazer a testagem.

Os dados coletados pelo aplicativo “R&B Saúde” e pelos sistemas dos laboratórios são anonimizados e criptografados pela R&B para serem transmitidos e consolidados no HC, com base nos conceitos de segurança de dados da plataforma SAT-SAÚDE.

“A consolidação dos resultados dos testes permite aos órgãos públicos criar um banco de dados que subsidie tomadas de decisões mais assertivas durante a pandemia da COVID-19, o que é de extrema importância nesse momento para possibilitar planos e medidas cabíveis para a retomada do cotidiano. O projeto alia tecnologias já utilizadas e com pequenos ajustes possibilita a operação imediata. Existe um empenho muito grande de nossa equipe de desenvolvimento para que os dados sejam estruturados e on-line, possibilitando as análises sanitárias”, comenta Amilcar Lopes, CEO da R&B.

“Esse projeto é resultado de um esforço coletivo que mantém o HC na vanguarda da inovação em um momento de crise sanitária tão séria como essa”, completa o professor Giovanni Guido Cerri, presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia e da Comissão de Inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

 

Sobre a R&B

A R&B foi criada em 2013 como o foco em executar projetos de rastreabilidade, tornando-se líder no atendimento ao SNCM (Sistema Nacional de Controle de Medicamentos), além de também realizar projetos nos segmentos de alimentos e bebidas, autopeças e dispositivos para saúde.

 

Sobre o InovaHC

O Centro de Inovação Tecnológica – InovaHC tem como principal objetivo encorajar a inovação no âmbito do HCFMUSP, administrar a propriedade intelectual gerada nesse ambiente, e providenciar meios para promover a transferência de conhecimento científico, tecnológico e cultural ao setor produtivo público e privado, visando à melhoria da saúde do Estado e da Nação. Esse propósito geral está de acordo com as leis estadual e federal, que têm como motivação tornar a inovação tecnológica um componente estratégico de economia e desenvolvimento.

O Inova é um movimento com o objetivo de incentivar a inovação dentro e fora do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Fale conosco

Mensagem