15 de maio de 2017

Em cinco anos, remédios geram maior intoxicação que drogas no PR

Dados da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná mostram que intoxicação por remédios é quatro vezes maior que por drogas desde 2012.

Revelados no início do mês de maio pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, dados compilados desde 2012 mostram que a intoxicação proveniente por medicamentos é muito maior se comparada aos casos envolvendo o uso de drogas.

Esse tipo de intoxicação lidera o ranking, com 4.053 casos registrados apenas em 2016. As intoxicações pelo uso de drogas (3.956 casos), casos envolvendo produtos químicos (1.834 casos) e agrotóxicos de qualquer natureza (883 casos) também estão na lista.

A maior parte desses casos incide sobre um grupo de risco que varia entre 20 e 49 anos, com pouco mais de 71% das vítimas formadas por mulheres.

Em respeito ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado no dia 5 de maio, o Departamento de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde se manifestou a favor de acompanhamento e aconselhamento rigoroso dos farmacêuticos para prevenirem qualquer problema relacionado à automedicação.

“Muitas vezes um paciente apresenta problemas de saúde menores, que podem ser tratados na farmácia com medicamentos isentos de prescrição médica. O importante é fazer uma avaliação criteriosa do paciente para decidir se o problema pode ser resolvido ou necessita de um encaminhamento médico”, ressaltou a especialista Paula Rossignoli.

Fale conosco

Mensagem