Contagem regressiva para implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

24 de maio de 2019

Confira tudo que aconteceu no Seminário de Rastreabilidade promovido pela R&B

Na manhã da última quarta-feira (22), realizamos o Seminário de Rastreabilidade com tema “Impressões do piloto SNCM – ANVISA”. Com mais de 120 participantes, o evento teve sucesso em suas discussões, contando com a participação de diversos players da cadeia de rastreabilidade.

No primeiro bloco do seminário, contamos com palestras de Amilcar Lopes, CEO da R&B, e Vidal Melo, do GAESI-USP e responsável por montar a arquitetura do sistema de rastreabilidade da ANVISA, que falaram sobre o atual panorama do SNCM. “Muitos falam sobre a lei, se haveria um delay sobre o tempo dela, e efetivamente os prazos foram cumpridos, os pilotos entregues e será muito difícil haver um arraste do prazo inicial. Então se considerarmos o ano de 2022 para full implementation da cadeia toda, quem ainda não iniciou está bastante atrasado”, disse Amilcar sobre o prazo para implementação da rastreabilidade nos elos da cadeia.

Em sequência, contamos com Alessandra Bara, da Bayer, e Rafael Gomes, da Boehringer, que falaram sobre suas experiências na fase piloto, posteriormente abrindo para perguntas de todos participantes. “Achamos a comunicação com a ANVISA muito efetiva e ficamos muito surpresos com a aceitação das propostas que vieram da indústria, pedindo para utilizar o mesmo arquivo para estabelecer a comunicação com a própria ANVISA e outros elos da cadeia. Então realmente nossa impressão do ponto de vista técnico foi muito positiva”, completou Alessandra sobre a fase piloto do SNCM.

No último bloco do seminário, tivemos Lauro Zuchelli, da Profarma, e Nilson Malta, do Hospital Albert Einstein, para falarem sobre a perspectiva da cadeia logística com a fase piloto. “Os testes que fizemos em cenários perfeitos e cenários de divergência foram bons para entendermos toda dinâmica do processo, porém de qualquer forma, nós da Profarma, saímos na frente desse caminho que entendemos ser sem volta”, disse Lauro sobres os testes do piloto.

No último momento do Seminário, Amilcar ainda apresentou o GetPharma, plataforma facilitadora de dados de rastreabilidade desenvolvida para comunicação horizontal entre os elos da cadeia de suplementos de medicamentos, funcionando como uma rede interligada com possibilidades para download e upload de dados.

Confira algumas fotos do evento abaixo:

          

A R&B agradece a todos participantes do Seminário, caso deseje conhecer todas soluções desenvolvidas por nós, clique aqui.

Fale conosco

Mensagem