Contagem regressiva para implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos

4 de julho de 2019

Avastin falso é encontrado na Holanda, graças à rastreabilidade de medicamentos

Outro lote falsificado do medicamento contra o câncer Avastin, da Roche, foi descoberto por um atacadista na Holanda.

Quatro caixas do produto em embalagens búlgaras, ainda não identificados, foram encontradas em um atacadista farmacêutico holandês, de acordo com um alerta emitido pela Inspeção de Cuidados de Saúde Holandesa (IGJ – Inspectie voor Gezondheidszorg en Jeugd).

A falsificação veio à tona quando um atacadista digitalizou uma caixa no novo sistema de recursos de segurança que está em vigor desde fevereiro de 2019. Ao digitalizar, o atacadista foi notificado de uma possível falsificação. De acordo com registros públicos, o sistema de verificação implementado como parte da Diretriz de Medicamentos Falsificados (FMD na sigla em inglês), em fevereiro, protegeu os pacientes de serem expostos a medicamentos falsos.

Os pacotes falsificados foram interceptados antes de chegarem às prateleiras das farmácias, portanto os pacientes não tiveram contato com o produto ilícito. O medicamento Avastin é um anticorpo prescrito para uma ampla gama de tumores sólidos, incluindo câncer de cólon, mama, pulmão, rim e cervical.

O incidente mais recente segue um número de casos anteriores em que o Avastin falsificado foi identificado na cadeia de fornecimento de medicamentos da União Europeia, em alguns casos em embalagens turcas com a marca “Altuzan”.

De acordo com a agência de inspeção holandesa, não está claro se o Avastin suspeito é um medicamento genuíno em um pacote diferente, ou uma falsificação real que pode não conter nenhum ingrediente ativo. A investigação do lote ainda está em andamento.

“A fiscalização, em todo caso, considera os medicamentos em questão como falsificados, porque estão fora da cadeia legal e, portanto, fora da vista de nossa supervisão”, disse a agência.

A matéria acima, publicada no portal SecuringIndustry, revela a importância da implementação de um sistema de rastreabilidade de medicamentos. No Brasil, a ANVISA está em fase de implementação do SNCM (Sistema Nacional de Controle de Medicamentos) com prazo para término em abril de 2022. A R&B Rastreabilidade Brasil oferece pacotes completos de rastreabilidade, tendo diversos produtos para atender diferentes demandas de seus clientes.

Para implementar a rastreabilidade em sua empresa, entre em contato com nossos especialistas através do comercial@rastreabilidadebrasil.com.br.

Fale conosco

Mensagem